ZOOSSANITÁRIA

As atividades da Equipe Zoossanitária são voltadas aos atendimentos relacionados às ocorrências com animais peçonhentos e sinantrópicos, investigação sobre doenças zoonóticas, atendimentos a agravos produzidos por animais peçonhentos e acidentes antirrábicos.

Animais sinantrópicos são aqueles que se adaptaram a viver junto ao homem, mesmo contra da vontade deste, interagindo de forma negativa, causando transtornos ambientais, econômicos ou à saúde pública. Podem ser peçonhentos ou incômodos, podem provocar acidentes ou serem transmissores de doenças.

Os animais peçonhentos são aqueles que além de venenoso, possuem um mecanismo especializado para inoculação, peçonha ou ferrão, que é utilizado como arma de caça ou defesa. Geralmente os acidentes ocorrem numa tentativa de defesa desses animais.

Como animais sinantrópicos podemos destacar aranhas, carrapatos, morcegos, pombos, roedores, caramujos. Como peçonhentos temos escorpiões, aranhas, lacraias, serpentes, lagartas.

O atendimento voltado para os animais peçonhentos e sinantrópicos ocorre através da solicitação do munícipe e tem a finalidade de identificar as vulnerabilidades ambientais e através de orientações corretivas ou preventivas impedir o acesso e o alojamento desses animais e deste modo evitar possíveis acidentes. Quando da ocorrência de acidentes por animais peçonhentos também são realizadas visitas para vistoria e orientação.

Doenças zoonóticas são doenças infecciosas que podem ser transmitidas entre os animais e os seres humanos. São realizadas investigações referentes às zoonoses, leptospirose, leishmanioses, febre maculosa, hantavirose, toxoplasmose, esporotricose, febre amarela e raiva, e visitas com a finalidade de determinar o local provável de infecção. Nos casos de animais positivos é realizado acompanhamento mensal destes animais até a cura ou óbito deste animal.

Durante as visitas pode ocorrer recolhimento de amostras que serão encaminhadas aos laboratórios de referência para pesquisa e identificação, cujo resultado será enviado posteriormente ao munícipe solicitante.


Boletim Informativo da Vigilância Entomológica e Zoonoses

VOLTAR