PROGRAMA MEU PET FELIZ

É um programa permanente de castração e microchipagem de cães e gatos que atende em três modalidades: centro cirúrgico do Centro de Controle de Zoonoses, clínicas veterinárias credenciadas e através do Castramóvel.

O objetivo é integrar a política de bem-estar animal, saúde animal, controle da população de cães e gatos, com ênfase nas questões que envolvem a posse responsável ao promover a identificação dos animais através da microchipagem, com vistas a minimizar abandonos, maus tratos, furtos, entre outros.

São requisitos obrigatórios ao tutor residir no município de São José dos Campos e ter idade mínima de 21 anos.

O animal deve estar em boas condições de saúde, não estar obeso, caquético ou apresentar doença e desgaste físico ou anêmico ou doenças de pele aparentes, não ser braquicefálico (focinho achatado), bem como as fêmeas não devem estar no cio, prenhas ou amamentando no dia da cirurgia.

Os felinos poderão ser castrados a partir do quarto mês de vida até oito anos. Cães para serem castrados deverão estar dentro da tabela de peso e idade:

Peso Idade
Até 20 Kg De seis meses até 8 anos
Acima de 21 Kg De seis meses até 6 anos

O programa é 100% gratuito e o tutor poderá castrar até 2 animais por CPF. As ONG's e Protetores independentes, previamente cadastrados no Centro de Controle de Zoonoses, também deverão inscrever animais sob sua responsabilidade, cujas vagas serão distribuídas mediante percentual equitativo. A fila seguirá ordem cronológica de inscrição.

Para o tutor que faltar no dia da cirurgia o programa receberá nova inscrição após 120 dias.

As inscrições poderão ser feitas através do site da Prefeitura quando abertas as fases de inscrições e presencialmente no Castramóvel devendo o munícipe interessado acompanhar as informações nas redes sociais e site da Prefeitura.

Nenhuma taxa pode ser cobrada dos inscritos para realização do procedimento cirúrgico de castração.